segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DESENVOLVIMENTO DOS ALEVINOS DE BETTA-fonte-www.bettabrazil.com.br

Desenvolvimento dos Alevinos
A fase de desenvolvimento dos alevinos em cativeiro é a mais desafiadora de todas. As coisas acontecem muito rapidamente e você precisa estar preparado(a) para atender as necessidades básicas dos alevinos ao tempo certo: equilíbrio constante de temperatura e pH da água, limpeza e renovação da água (vide: Manejo Básico), alimentação com alimentos vivos (vide: Alimentação Equilibrada), betteiras em abundância para os machos e tanques coletivos de crescimento para as fêmeas (jovens).

Não se assuste! É trabalhoso, mas o resultado é absolutamente gratificante.

Recapitulando o que dissemos no tópico Reprodução em Cativeiro, aproximadamente após 48 horas da postura dos ovos, inicia-se a eclosão dos ovos, surgem milhares de alevinos no ninho-bolha, minúsculos (aproximadamente 2,5 mm).

1º dia

Parecem fiapinhos espetados no ninho, na vertical. Neste momento se alimentam das reservas contidas no saco vitelino. Você vai vê-los cair do ninho-bolha e tentar voltar sozinhos, outros cairão no chão do aquário. Estes serão pegos pelo macho, na boca, e colocados novamente no ninho-bolha. Ele continuará fazendo isto por 48 horas aproximadamente, daí o macho deverá ser retirado do aquário (final da tarde) e os alevinos ficarão totalmente dependentes da sua atenção e esforço para mantê-los alimentados e saudáveis.

3º dia

Pela manhã, os alevinos precisam começar a se alimentar. Uma boa opção é verme-do-vinagre, alternando com microvermes a tarde, e a noite, voltando a oferecer verme-do-vinagre. Outras opções: paramécios, rotíferos ou infusórios.

É bom começar a aerar a água levemente para quebrar a tensão superficial da água. O labirinto dos alevinos ainda não está totalmente formado, isto vai acontecer por volta do 8º dia de vida, mas eles sobem à superfície da água, mesmo sem fazer troca de gases.

Você vai observar que os alevinos já assumem o nado horizontal, com movimentos erráticos e rápidos pelo aquário.

Concomitantemente e até o final do processo, inicia-se o processo de trocas parciais de água, pelo menos, 2 vezes por semana.

8º dia

Já é possível oferecer náuplios de artêmias, em pequenas quantidades, duas vezes ao dia. Opções: Moinas, Daphnias.

Esta dieta continua até que (final da oitava semana, aproximadamente) eles possam comer alimentos vivos maiores como: tubifex, artêmias adultas, branchonetas.

Muito lentamente vá aumentando a coluna d'água do aquário.

Este vídeo de 6 min e 44 seg (requer shockwave-flash), produzido por "BentusiTheUnBound" (11/07/2007), lhe dará uma idéia de como as coisas acontecem da eclosão até o 6º dia aproximadamente.


Após a 8ª semana

Neste ponto é aconselhável começar a introduzir alimentação industrializada, triturada na forma de farelo, até que o peixe cresça o suficiente para aceitar o granulo inteiro.

Neste ponto, a coluna d'água já será a máxima possível dentro do aquário de cria. É hora de pensar em transferir os bebês para um ambiente maior. Introduzir um filtro interno ou externo que agite o menos possível a água e tenha proteções para que os peixes não sejam sugados.



Em todo o processo há de se tomar muito cuidado com relação a super-alimentação, que deve ser evitada, limpeza da água, estabilidade do pH e da temperatura.

Na medida em que já seja possível distingüir os machos dentro do seu plantel, já vá separando-os em betteiras ou enjarrando-os, como se costuma dizer (pets de refrigerantes são uma opção barata).



Após a 20ª semana

Já é possível começar a seleção dos melhores espécimes para melhoria genética do seu plantel e começar a distribuir os filhotes no mercado ou entre amigos.

Um comentário:

  1. Quero dar os parabéns ao autor deste artigo, e indicar o Peixe Betta Saudável - Manual Completo que ensina a como aumentar a vida do seu peixe beta até o dobro do tempo com mais saúde e energia.

    ResponderExcluir