segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CULTURA DE INFULSORIOS - fonte-www.bettabrazil.com.br

Cultura de infusórios
Alimentar diminutos alevinos de Bettas splendens em ambiente confinado (aquários) não é tarefa fácil. Esta é a grande dificuldade e também o "pulo-do-gato", para se obter sucesso e fazer vingar boa parte da ninhada.

Logo após ter consumido o saco vitelino, o alevino precisa encontrar fonte de alimentação farta e compatível com seu tamanho a disposição no aquário. Uma das opções, são os infusórios. Eles são micro organismos microscópicos formados a partir de decomposição de vegetais.

Eis a receita de cultivo...


Você vai precisar de:

1 pote de vidro de boca larga, de preferência;


água descansada e sem cloro suficiente para colocar neste vidro;


1 folha de alface (murcha) - opções chicória ou almeirão;


leite em pó (uma pitada pequena);


meia de nylon feminina para tampar o vidro (pedaço de meia velha);


elástico de costura para prender a meia à boca do vidro.

Como fazer:

Pegue uma folha limpa de alface e deixe murchar à sombra por 24hs;


Coloque esta folha murcha na água descansada e sem cloro que vc separou num vidro (de preferência de boca larga, para facilitar a coleta);


Coloque um pequena pitada e leite em pó (servirá de alimento para os micro organismos);


Feche este pote com a meia de nylon feminina, para evitar moscas e pernilongos.
Faça vários vidros, com diferença de uns 3 dias entre um começo de cultura e outro, para que não falte alimento para os alevinos, se o volume de filhotes for muito grande.

Coleta e Oferta:

Dentro de 1 ou 2 dias (+/-) a água ficará bem turva - sinal de que está repleta de micro organismos para você fornecer aos peixes. Eles vivem a custa de matéria orgânica, que é ingerida constantemente, pois sua multiplicação é realizada muito rapidamente, e em questão de horas sua população cresce muito. A cada 24 horas pode-se realizar colheitas, com milhares de seres.

Reponha a água que vc tirou e se necessário inclua outra(s) folha(s) murcha(s) e outra pequena pitada de leite em pó, se a anterior já estiver bem decomposta. Renove a cultura no máximo 15 dias depois, pq começa a cheirar muito mal.

Você pode coletar o infusório com uma seringa ou um conta-gotas para colocar no aquário dos alevinos. Pequenas quantidades em vários pontos do aquário, várias vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário