segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CULTIVO DE DAPHNIA

Daphnia - Comida viva para peixe de aquário
O que é Daphnia

Daphnias são um camarão de água doce muito pequeno. Eles são achados no mundo inteiro em poças pequenas, fossos e lagoas. Eles prosperam melhor onde há uma abundância de comida, são cevadores de filtro, eles nadam e filtram da água organismos menores, comem rotiferos, algas e infusorios. Alguns grandes aquariofilistas consideraram daphnia a melhor comida de peixe disponível. Eu não aconselho capturar daphnia selvagem, por causa do potencial de trazer doenças, parasitas ou outro agente maléfico.

Adquirindo Daphnias

Daphnia quase nunca são achadas em petshops, eu não tenho nenhuma idéia por que. Mas se você quiser a melhor aposta é começar sua própria cultura. Você pode comprar uma cultura de criador e cultivá-la em casa.

Cultivando Daphnias

Você vai precisar:

2 galões ou algo semelhante


Mangueira de sifão (mangueirinha de ar)


Rede de coletar náuplios ou ainda uma meia-calça


Uma fonte de algas ou um pouco de fermento de padeiro


Aeração


Uma luz constante sobre os galões da cultura
Cultivar daphnia não é a coisa mais fácil para fazer. Algumas pessoas parecem ter sorte com eles, enquanto outras fazendo o mesmo procedimento não obtém êxito. Eu tenho um tanque que eu deixei a água bem verde com algas e uso a água verde para alimentar as daphnias, também às vezes uso uma mistura de uma pitada pequena de fermento de padeiros diluídos em um pouco de água. Quando fizer a mistura use só um pedaço minúsculo de cada vez, de forma que você obtenha uma nebulosidade lânguida, nada mais. As daphnias morrem mais rapidamente de superalimentação, que qualquer outra coisa.

Uma vez você comece uma cultura será um trabalho constante, não será duro fazer, mas requererá atenção constante. Elas precisam de mudanças de água como nossos aquários, normalmente realizo as trocas de água enquanto colho as daphnias, tiro com sifão e filtro com uma rede de náuplio, este procedimento pega uma quantidade boa de daphnias, que podemos servir diretamente aos peixes. Eu somo um quarto de água verde ou um quarto de água limpa e então alimento a cultura de daphnias.

Aconselho montar 2 ou mais culturas, assim se algo der errado com uma, vc sempre terá outra. Claro que um recipiente maior é melhor. Os reservatórios da cultura precisam ter uma aeração constante, não precisa estar fundo no jarro, só o bastante para manter a superfície agitada e também a água que circulando. Isto é muito importante porque mantém a comida das daphnias circulando, assim eles podem comer. Não use pedra porosa, elas criam muitos bolhas, e elas podem aderir a daphnia, as levando-as a morte.

Também muito usado para alimentar daphnias é farelo de trigo, pó de alfafa, espinafre misturada com infusórios e sangue fresco liquidificado. Outra comida que podemos usar é comida de bebê com batata-doce, é uma comida excelente para a daphnia com o benefício de acrescentar um pouco de caroteno que aumentará a cor delas e nutrirá indiretamente o peixe. Alguns criadores utilizam outras comidas, que consistem em vários adubos, mas eu realmente não quero entrar nesse "assunto fedido".

Um truque que eu acho especialmente acertado é por 10 a 20 daphnias adultas em em um tanque de alevinos. Embora as daphnias sejam muito grandes para os alevinos comerem, os filhotes das daphnias serão uma comida muito boa (eles são menores que os náuplios de artêmia) e as daphnias ajudam a manter a água limpa. Claro que você não acrescenta comida de daphnia ao tanque de alevinos.

Há vários tipos de Daphnias disponíveis. Daphnia Magna é maior, seguida pela Daphnia Pulex um pequeno menor, e então Daphnia Moina, o menor. Eu prefiro o Moina porque eles se dão muito bem em água com temperatura de 30 ºC enquanto as outras espécies requerem temperatura mais baixa, ao redor de 25 ºC. Todas as espécies ficarão fortes ao ar livre nos meses mais mornos. .

Uma de minhas culturas de Daphnia Moina, direito depois de servir a mistura de fermento de padeiro em água. Note que há uma nebulosidade leve. Note também a aeração. Corais mortos ou conchas darão as daphnias uma água levemente alcalina e os proverá de cálcio de que necessitam.

Atualização

Eu li que não é bom manter as luzes em uma cultura de daphnia todo o tempo, mas como um experimentador constante, eu tentei isto de qualquer maneira. Os resultados foram excelentes, as daphnias dobraram ou triplicaram a sua produção, tenho feito isto agora durante 2 meses, assim obtive várias gerações otimizadas pela luz constante, não há nenhum efeito colateral, só que assim teremos que alimentar uma vez todos os dias as daphnias, ao invés de cada 3 dias com o método sem a iluminação constante. Alimento as daphnias com 1/8 colher de chá de fermento de padeiro por dia, e colho 1/4 a 1/2 colher de chá de daphnia todos os dias.

Outro benefício adquirido pela a luz constante é o calor gerado, vc pode colocar culturas de microvermes em cima da luz, o calor faz os microvermes se multiplicarem e crescerem muito mais rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário